Minha homenagem a Disney que depois de comprar o Universo Star Wars de George Lucas, acaba por fechar uma das mais relevantes desenvolvedoras de games da história.
A decisão foi tomada após uma avaliação de riscos da empresa que levaria em consideração a posição da produtora LucasArts no mercado atual, no qual imperam as famosas Nintendo, Blizzard, Ubisoft, Square Enix, EA, Capcom, entre outras. Existente desde 1982, a LucasArts foi responsável pela produção de mais de 150 games. Além dos famosos jogos da série Star Wars e Indiana Jones, foi responsável pela criação de clássicos como Maniac Masion (1987), Full Throttle (1994) e Mokey Island (2000). A empresa contava com 150 funcionários (todos dispensados hoje, segundo o kotaku.com) e encabeçava dois grandes projetos, os agora cancelados Star Wars: First Assault e Star Wars: 1313. Este último tratava-se de “um jogo maduro”, como descreveu seu diretor Dominic Robilliard, pois o game discutiria questões direcionadas ao público adulto abordando assuntos como crime, tráfico e prostituição, ineditismo até então em produções relativas à franquia. Star Wars 1313 seria ambientado no submundo do planeta Coruscant, um dos complexos cenários do gigantesco universo onírico de Star Wars.
Para os fãs da série que aguardavam ansiosos ao lançamento de 1313, previsto ainda para este ano, fica a esperança de que outras desenvolvedoras abracem este e futuros projeto, pois agora a LucasArts passa de realizadora à licenciada.